CURSO TÉCNICO – CURSOS TÉCNICOS GRÁTIS

Cursos técnicos gratuito, onde encontrar escolas de cursos técnicos, quais os melhores cursos técnicos, como fazer inscrição em um curso gratuito? Essas são umas de muitas das duvidas de quem opta entre um curso técnico ou universitário.

Investir em um curso técnico, aumenta muito a possibilidade recolocação no mercado de trabalho, pois hoje ha uma grande demanda por profissionais na área operacional e dependendo da área o faixa salarial supera os valores pagos aos profissionais com nível superior.

Existem ótimos cursos pagos e outros gratuitos, existem algumas regras para fazer um curso técnico grátis e a renda familiar é uma delas.

Cursos Técnicos grátis

Uma nova determinação do Ministério da Educação, obriga as instituições do sistema “S” a oferecer cursos técnicos profissionalizantes gratuitos, portanto se você tem interesse de melhorar seus conhecimentos e investir na sua formação profissional, essa é uma grande oportunidade de fazer um curso técnico gratuito, os cursos são oferecidos pelo SEBRAE, SENAI E SENAC.

Qual curso técnico fazer?

curso técnico gratisA escolha de um curso técnico, não pode ser levado em conta somente o retorno financeiro, há fatores de afinidades, habilidades e gostar do que faz, um dos segredos do sucesso em qualquer carreira e fazer algo com prazer, portanto descubra através de testes vocacionais que pode ser encontrados na internet quais são as suas verdadeiras afinidades e escolha o curso mais adequado.

Há inúmeros de cursos técnicos no mercado, portanto a melhor forma de escolher um curso técnico, é através de seu eixo tecnológico, segue abaixo uma descrição de cada eixo tecnológico dos cursos técnicos oferecidos no Brasil, conforme o catalogo nacional de cursos técnicos:

Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança

Compreende tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde.

Abrange ações de proteção e preservação dos seres vivos e dos recursos ambientais, da segurança de pessoas e comunidades, do controle e avaliação de risco, programas de educação ambiental.

Tais ações vinculam-se ao suporte de sistemas, processos e métodos utilizados na análise, diagnóstico e gestão, provendo apoio aos profissionais da saúde nas intervenções e no processo saúde–doença de indivíduos, bem como propondo e gerenciando soluções tecnológicas mitigadoras e de avaliação e controle da segurança e dos recursos naturais. Pesquisa e inovação tecnológica, constante atualização e capacitação, fundamentadas nas ciências da vida, nas tecnologias físicas e nos processos gerenciais, são características comuns deste eixo.

Ética, biossegurança, processos de trabalho em saúde, primeiros socorros, políticas públicas ambientais e de saúde, além da capacidade de compor equipes, com iniciativa, criatividade e sociabilidade, caracterizam a organização curricular destes cursos.

Principais cursos:

*  Técnico em Agente Comunitário de Saúde

* Técnico em Análises Clínicas

* Técnico em Biotecnologia

* Técnico em Enfermagem

Eixo Tecnológico: Apoio Educacional

Compreende atividades relacionadas ao planejamento, execução, controle e avaliação de funções de apoio pedagógico e administrativo em escolas públicas e privadas e demais instituições. Tradicionalmente são funções que apóiam e complementam o desenvolvimento da ação educativa intra e extraescolar.

Esses serviços de apoio educacional são realizados em espaços como secretaria escolar, bibliotecas, manutenção de infraestrutura, cantinas, recreios, portarias, laboratórios, oficinas, instalações esportivas, almoxarifados, jardins, hortas, brinquedotecas e outros espaços requeridos pela educação formal e não formal.

A organização curricular destes cursos contempla estudos de ética, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, raciocínio lógico, além da capacidade de trabalhar em equipes, com iniciativa, criatividade e sociabilidade

Principais cursos:

* Técnico em Alimentação Escolar

* Técnico em Biblioteconomia

* Técnico em Infraestrutura Escolar

* Técnico em Multimeios Didáticos

* Técnico em Oritentação Comunitária

* Técnico em Secretaria Escolar

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Compreende tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações.

Abrange ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação.

Este eixo caracteriza-se pelas tecnologias organizacionais, viabilidade econômica, técnicas de comercialização, ferramentas de informática, estratégias de marketing, logística, finanças, relações interpessoais, legislação e ética.

Destacam-se, na organização curricular destes cursos, estudos sobre ética, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos, educação ambiental, além da capacidade de trabalhar em equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

Principais cursos:

* Técnico em Administração

* Técnico em Comércio

* Técnico em Comércio Exterior

* Técnico em Contabilidade

Eixo Tecnológico: Produção Alimentícia

Compreende tecnologias relacionadas ao beneficiamento e industrialização de alimentos e bebidas.

Abrange ações de planejamento, operação, implantação e gerenciamento, além da aplicação metodológica das normas de segurança e qualidade dos processos físicos, químicos e biológicos, presentes nessa elaboração ou industrialização.

Inclui atividades de aquisição e otimização de máquinas e implementos, análise sensorial, controle de insumos e produtos, controle fitossanitário, distribuição e comercialização, relacionadas ao desenvolvimento permanente de soluções tecnológicas e produtos de origem vegetal e animal.

Essencial à organização curricular destes cursos: ética, desenvolvimento sustentável, cooperativismo, consciência ambiental, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, além da capacidade de compor equipes, atuando com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

Principais cursos:

*  Técnico em Alimentos

* Técnico em Agroindústria

* Técnico em Apicultura

* Técnico em Cervejaria

Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design

Compreende tecnologias relacionadas com representações , linguagens, códigos e projetos de produtos, mobilizadas de forma articulada às diferentes propostas comunicativas aplicadas.

Abrange atividades de criação, desenvolvimento, produção, edição, difusão, conservação e gerenciamento de bens culturais e materiais, ideias e entretenimento, podendo configurar-se em multimeios, objetos artísticos, rádio, televisão, cinema, teatro, ateliês, editoras, vídeo, fotografia, publicidade e nos projetos de produtos industriais.

Tais atividades exigem criatividade e inovação com critérios socioéticos, culturais e ambientais, otimizando os aspectos estético, formal, semântico e funcional, adequando-os aos conceitos de expressão, informação e comunicação, em sintonia com o mercado e as necessidades do usuário.

Na organização curricular dos cursos deste eixo, ética, raciocínio lógico, raciocínio estético, empreendedorismo, normas técnicas e educação ambiental são componentes fundamentais para a formação de técnicos que atuam em equipes com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

Principais cursos:

*  Técnico em Arte Circense

* Técnico em Arte Dramática

* Técnico em Artes Visuais

* Técnico em Artesanato

Eixo Tecnológico: Recursos Naturais

Compreende tecnologias relacionadas à produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira.

Abrange ações de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção referente aos recursos naturais. Inclui, ainda, tecnologia de máquinas e implementos, estruturada e aplicada de forma sistemática para atender às necessidades de organização e produção dos diversos segmentos envolvidos, visando à qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Integra a organização curricular destes cursos: ética, desenvolvimento sustentável, cooperativismo, consciência ambiental, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, além da capacidade de compor equipes, atuando com iniciativa, criatividade e sociabilidade.

Principais cursos:

*  Técnico em Agricultura

* Técnico em Agroecologia

* Técnico em Agronegócio

 

Comentarios
  1. Posted by Anônimo
  2. Posted by carolina cristina
  3. Posted by Adriana Pontes
  4. Posted by marcela matos
  5. Posted by juliana
  6. Posted by Patrícia de Paula Oliveira
  7. Posted by wanderson
  8. Posted by Fernando
  9. Posted by carlos eduardo
  10. Posted by Eviliton
  11. Posted by Fernanda
  12. Posted by ricardo de santi araujo
  13. Posted by Moisés
  14. Posted by Carolina Poliana
  15. Posted by eliene
  16. Posted by Júnia Guiomar Gomes
  17. Posted by vitoria
  18. Posted by sinara aparecida
  19. Posted by sinara aparecida
  20. Posted by vieira silva
  21. Posted by abelardo santos de araújo
  22. Posted by Maria Angela Henriques Sobral
  23. Posted by Daniel Tavares NAvarro
  24. Posted by Ivo
  25. Posted by alves
  26. Posted by roselene de souza gonçalves
  27. Posted by DENISE APARECIDA LEME SILVA
  28. Posted by andreia gonçalves
  29. Posted by maria
  30. Posted by Dienes januario de souza
  31. Posted by cristiane
  32. Posted by Zélia Maria de Jesus Damásio
  33. Posted by Elisandra
  34. Posted by Maria Auxiliadora Mota Mariano
  35. Posted by Edson Jose dos Santos
  36. Posted by priscila
  37. Posted by LUCIANA
  38. Posted by Valdirene
  39. Posted by Daniella
  40. Posted by marcio
  41. Posted by Ingrid
  42. Posted by Elcimara
  43. Posted by sandra
  44. Posted by cleber
  45. Posted by lissandar francisco de souza
  46. Posted by Rose
  47. Posted by Penumbira 12
  48. Posted by Raimunda Carvalho Silva
  49. Posted by paulo teixeira
  50. Posted by raidalva santana
  51. Posted by Erika Labelle